Siga o Viver!!!!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

As vantagens do sofrimento


Sabe aqueles dias que parece tudo querer dar errado?
Pois é... hoje pode ser esse dia pra você!
Mas, por experiência própria, essa sensação, ou melhor, acontecimentos são definidos por:
  • Você foi dormir pensando em algo negativo,
  • Você acordou pensando na mesma coisa que foi dormir, e pior, achando que isto realmente pode tornar-se real,
  • Durante o dia continuou pensando naquilo,
  • E por último não repreendeu seu pensamento entregando-o nas mãos de Deus.
Mas, graças a Deus, a Bíblia é cheia de ensinamentos!!! E hoje refleti mais uma vez no exemplo de Jó. "Um homem fiel e abençoado por Deus perdeu, num dia só, todas as suas posses e todos os seus filhos. Logo depois, foi atacado por uma terrível enfermidade. A própria esposa foi contra este homem de Deus, e disse: "Amaldiçoa a Deus e morre" (Jó 2:9). Os amigos o condenaram e discutiram com ele para provar a sua culpa (a maior parte do livro relata essas discussões, começando no 2:11 e continuando até 37:24). Todos os conhecidos dele, até as crianças, o desprezaram (19:13-19)."

Ufff...essas sucessões de sofrimento e angústia não fizeram Jó blasfemar e muito menos esquecer de Deus.
Com isso, podemos tirar algumas lições:
  • Pessoas boas também sofrem: Tanto o justo como o ímpio têm sua quota de sofrimento. (Eclesiastes 9.2);
  • O diabo quer nos derrubar com nosso sofrimento: Ele vê o sofrimento como uma grande oportunidade para derrubar a fé dos servos de Deus. Às vezes, nós não temos noção da fonte das nossas dificuldades. Mas, podemos ter certeza que o diabo está torcendo para que tropecemos e afastemos de Deus.
  • Deus não explica tudo: Quando sofremos, é natural perguntar: "Por quê?" O homem, como mera criatura, não é capaz de entender muitas das coisas de Deus, e não é digno de questionar a sabedoria divina.
  • Depois do sofrimento, vêm as bênçãos: O sofrimento desta vida é temporário. O sofrimento de Jó foi intenso, mas não durou para sempre. Deus restaurou as posses dele em porções dobradas. A mesma coisa acontece conosco. Enfrentamos alguns dias muito difíceis, mas as tempestades passam e a vida continua.
  • Fiéis no sofrimento:  Os problemas da vida não sugerem falta de fé, e não são provas de algum terrível pecado na sua vida. Às vezes, as provações vêm como disciplina de Deus (Hebreus 12:6-13); às vezes, não. Mas sempre são oportunidades para crescer (Tiago 1:2-4), e convites para adorar a Deus (Tiago 5:13; Jó 1:20).
"O sofrimento nos conscientiza de nossa fraqueza e depêndencia de Deus; humaniza-nos, permitindo  ter respeito e empatia pelo outro; traz-nos depuração mental e espiritual, orientando-nos na escolha dos valores que nortearão nossas vidas e das pessoas que queremos ao nosso lado."

Texto baseado no livro Limites do Sofrimento e no texto Quando Tudo Dá Errado: O exemplo de Jó.





6 comentários:

Patty disse...

Fico tão feliz por tudo que vc tem aprendido!
e peço a Deus q me ajude a ver a vida dessa forma pedagogica
Deus continue nós abençoando

Anne disse...

Oi Bruna.
Meu nome é Anne, e te achei pelo blog Força na Peruca.
Estou passando pela mesma caminhada que você.
Tenho 21 anos, sou universitária, moro no Rio Grande do Sul, e também descobri o câncer de mama, cedo, como você..
Acho muito sábias suas palavras e concordo plenamente com elas.
Sei que elas são fruto do grande amadurecimento (por muitas vezes sofrido) que somos forçadas a ter com a descoberta de uma doença.
Meu email é annezynha10@hotmail.com, e ainda sou nova com esse negócio de blog.. :P
Gostaria muito de trocar figurinhas com você, pois acho que quando conhecemos pessoas que estão na mesma situação da gente, tudo se torna mais fácil. O fardo fica mais leve. Ainda mais que temos a mesma idade e provavelmente as mesma dúvidas, desejos e sonhos.
Muita paz e luz para nós. Sei que Ele está conosco.

Adelcina Oliveira disse...

Meu Bebê,

O bom é que no final da vida de Jó, foi de extrema abundância de Graça, Misericórdia do Senhor, onde O Senhor restituiu tudo na vida deste grande servo, assim será na tua vida, O SENHOR, nos prova, mas sempre nos dá vitória.
Continue sendo fiel à este DEUS tão Maravilhoso.
Te amamos
Seus pais de coração e seus irmãozinhos
Beijos

Unknown disse...

Simplesmente vc e abençoada e ensina as pessoas a depender mais de Deus vc mim dar força deus continue te abençoando bjus

Unknown disse...

Bruna, que Deus continue lhe dando essa força, pois tenho certeza que irá sair dessa muito mais forte e fiel à Ele. Beijos mil, com grande carinho

Rosana - CMI

Gata de Bruxa disse...

Querida,

Vim aqui deixar minhas boas energias e dizer que peça a Deus que continue lhe dando esta serenidade e sabedoria para encarar os embates da vida!!!

Beijos e te sigo.

Postar um comentário